É muito comum mamães que estão prestes a voltar ao trabalho me procurarem para ajudá-las com o sono de seus bebês. Vi uma reportagem super interessante na Exame falando sobre as 5 piores consequências da privação de sono para sua carreira e resolvi dividir com vocês por aqui. um pouco do que falo em minhas consultas. Confiram a reportagem aqui.   

“Nosso sono não é igual durante a noite toda. Então dormir pouco ou fragmentar o descanso com sonecas pode impactar nosso desenvolvimento no longo prazo”, alerta a neurocientista e professora da Santa Casa, Carla Tieppo.

 

Segundo ela, a duração ideal do sono varia de acordo com a idade do indivíduo.

Adolescentes devem dormir em média 9 horas, enquanto jovens adultos precisam de 8 horas. Já pessoas mais velhas se satisfazem com 6 ou 7 horas de repouso.

 

Dormir demais também pode ser prejudicial para a produtividade. “O sono em excesso gera preguiça, cria lentidão”, aponta.

 

As horas a mais de descanso também afetam o raciocínio e atrapalham o foco.

Carla lembra ainda que existem dois grupos de pessoas: as diurnas, que produzem mais pela manhã, e as vespertinas, que rendem mais à tarde e à noite.

 

“Estas últimas costumam ser as mais prejudicadas pelo funcionamento da sociedade, porque produzem pouco antes do almoço”, destaca.

 

Independentemente do grupo em que você se encaixa, é quase certo que dormir pouco irá acarretar problemas para o seu trabalho.

Veja a seguir quais são os piores deles:

 

1. Perda de memória
Quem dorme pouco ou lida com o sono tirando sonecas no meio da tarde pode ter a memória prejudicada.

 

É quase certo que dormir pouco irá acarretar problemas sérios para seu trabalho

Isso porque o processo de fixação de lembranças acontece no estágio mais profundo do sono, conhecido como R.E.M. (“movimento rápido dos olhos”, na sigla em inglês).

 

Segundo Carla, além da memória, sonos curtos ou de baixa qualidade atrapalham o aprendizado de maneira geral.

 

2. Bloqueio criativo
A fase R.E.M. também é responsável por estimular nossa capacidade de ter ideias originais. É nesse momento de intensa atividade cerebral que acontecem os sonhos.

“Quando não atingimos esse estágio do sono, nossa capacidade criativa pode ser prejudicada”, afirma a professora.

 

3. Ansiedade
O sono curto é um fator de estresse para o organismo, que entende a falta do descanso como uma não-adaptação.

A reação do corpo é a liberação de uma série de hormônios como a adrenalina e o cortisol que, por sua vez, trazem ansiedade e irritação.

 

4. Descontrole emocional
A falta de sono deixa o indivíduo mais reativo e impulsivo. No ambiente de trabalho, isso prejudica o processo de comunicação, a criação de empatia e a socialização.

“O sono insuficiente é inimigo da inteligência emocional e da nossa capacidade de respeitar o timing das outras pessoas”, considera Carla.

 

5. Perda de concentração
Se você tem tido dificuldades em manter o foco no trabalho, é provável que esteja dormindo pouco. Isso porque a privação do sono traz prejuízos graves à atenção.

A doutora lembra que o cérebro humano já tem dificuldades naturais para realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. “Dormir pouco, por sua vez, prejudica ainda mais essa competência”.

 

 

Agora o que fazer?

 

Tente reorganizar o sono de sua casa antes de retornar ao trabalho, não pense que conseguirá depois, o ideal realmente é ajustar antes para que você não fique mais cansada e com menos paciência ainda para mudanças

 

Se tiver qualquer dificuldade procure o auxílio com uma consultora do sono infantil, ela poderá lhe ajudar a organizar tudo antes de retornar ao trabalho.

 

Beijos

Cacau