Aproveitando a semana do Aleitamento materno, quero falar com vocês sobre a Golden Hour, que nada mais é do que a primeira hora da mãe com o bebê logo após o nascimento.
 
  “Mas Cacau, quais os benefícios?”

* Os batimentos cardíacos da mãe e do bebê se estabilizam.
* A temperatura corporal do bebê permanece estável, O peito da mãe é a parte mais quente que pode impedir o bebê de se esfriar.
Isso mesmo, após o parto é o corpo da mãe que continua a regular a temperatura corporal do bebê.

* Riscos de infecções diminuem significantemente, pois a boa bactéria adquirida da mãe através do contato pele a pele promovem o progresso natural do desenvolvimento do recém-nascido e protegem o bebê. 

* São notados sinais fisiológicos de redução de estresse do bebê. É notável a redução do choro desesperado após o parto.
* Permite que o ato de mamar ocorra sem pressão e no tempo do bebê, de forma instintiva enquanto ele procura o seio materno.

* Risco reduzido de hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue) : os recém-nascidos podem produzir glicose a partir da energia armazenada no corpo até que consigam mamar, mas a pele a pele aumenta a capacidade do corpinho deles de fazer isso.

As recomendações da Associação Americana de pediatria são:
* Os recém-nascidos saudáveis devem ser colocados sobre o peito ou abdômen da mãe em contato pele-a-pele até terminarem a primeira mamada.

* O pediatra ou neonatologista pode conduzir os primeiros exames no bebê enquanto ele está no colo ou peito da mãe.

* Procedimentos como pesar, medir, vacinar devem esperar até essa primeira hora e mamada acabar.

* Mães e bebês devem ficar juntos durante toda a recuperação do parto.

E Você já incluiu isso em seu plano de parto?

Cacau PradoDoula | Consultora do Sono familiar | Naturopata em formação | mãe do Enzo e da Nina.