Olá Mamães, tudo bem?

  

Muitas de vocês me pedem mais posts com dicas de como ajudar os bebês a dormirem a noite toda.A verdade é que minhas grandes dicas são extremamente especiais para cada caso, por exemplo não posso indicar certas posturas sem saber como está a saúde do bebê, o peso, o desenvolvimento, sem ter conhecimento prévio daquilo que o pediatra responsável indica, enfim, levo tudo muito a sério e creio que o caminho para o sucesso do  treinamento de sono, seja essa postura de atender cada um de forma específica, sendo atenta a todas as questões.Todos os detalhes são importantes, pois lidamos com grandes tesouros não é mesmo?

 

Então dividirei sempre com vocês as dicas que podem ser praticadas pela grande maioria, assim como a de hoje.

 

Hoje vou falar sobre a “mamada dos sonhos“, famosa técnica da “Encantadora de bebês”, que pode ser uma grande aliada para uma noite inteira de sono.

   

O que fazer primeiramente

  

Você deverá alimentar seu filho muito bem no decorrer do dia, para ter certeza de que ele está com o “tanquinho cheio”(como diria Tracy Hogg, a Encantadora). Outra questão é que você deverá consultar seu pediatra a respeito do número de horas que seu bebê pode ir direto sem mamar durante a noite. Pois como disse ali em cima, existem bebês que precisam ganhar peso ou são muito novos e nós devemos respeitar aquilo que é indicado.

 

  

Como aplicar

  

Escolha um horário entre ás 22 hs e ás 23hs  que se encaixe melhor em sua rotina. Por exemplo, se você vai dormir todos os dias ás 22 hs, não defina as 23hs como o horário da Mamada dos sonhos, pois seu bebê precisará receber essa mamada sempre nesta hora durante alguns meses, então imagine-se tendo que sempre acordar as 23hs, não há humor e marido que aguente não é mesmo?Mas também essa mamada não poderá ser nem antes das 22hs e nem depois das 23hs.Entendido?

  

Quando chegar no horário da mamada, você deverá dirigir-se ao quarto do bebê,entrar sem acordá-lo, sem fazer barulho e sem acender luzes(nem mesmo do corredor).Como você irá enxergar?Bom, eu costumo falar para as mamães entrarem no quarto, fecharem a porta e ficarem alguns segundos parada ali no escuro para que se acostumem com a escuridão e consigam enxergar o necessário.

 

 

Quando enxergar o bebê hahaha, pegue o no colo sem acordá-lo e tente fazer com que ele apenas abocanhe a mama, ou a mamadeira  então mame.

 

Caso estejam literalmente capotados, faça carinho na bochecha e tente novamente, cutuque o pezinho devagar e tente novamente, molhe a boquinha do bebê com o leite e tentem novamente.Mas atenção, lembre-se, sua intenção não é acordá-lo então jamais converse, cante ou estimule de qualquer maneira possível.Você só quer alimentá-lo para ter certeza de que ele não sentirá fome durante a madrugada.

  

Caso o pequeno desperte e abra os olhos, eu costumo falar para as mamães darem  sempre as mamadas da madrugada de olhos fechados, como se estivessem dormindo, assim esse momento é sim um momento de alimentação e carinho, mas também entediante e ele irá voltar a dormir assim que terminar de mamar.Afinal que bebê voltaria a dormir com a mamãe ali olhando em seus olhos e estimulando-o a conversar e brincar?

 

Outra situação que pode acontecer é o bebê fazer cocô ou estar muito molhado de xixi, então já sabem, sim vocês deverão trocá-lo, mas sem despertar muito.Após trocar façam o ritual da mamada dos sonhos com o restinho do leite ou seio materno novamente

   

Tente fazê-lo mamar tudo, mas caso isso não ocorra, não acorde-o de tanto insistir.

 

Após terminada a mamada, a Tracy Hogg pede que segurem seus filhos em pé por 15 minutos, ao invés de fazê-los arrotar.Essa decisão fica a critério de cada mamãe, eu sempre tive filhos com refluxo e sempre preferi fazê-los arrotar para ficar tranquila.

 

Agora o mais legal é que quando morei no exterior fiz um curso de primeiros socorros infantis e neste curso aprendi além de técnicas de salvamento, claro, a também fazer um bebê arrotar mais rápido.O  interessante é que depois que fui mãe testei e comprovei que além de arrotarem mais rápido nesta posição, percebi que eles ficavam mais relaxados e essa posição era a uma das responsáveis pelo sucesso da mamada dos sonhos.Atendo muitas mamães que relatam que a mamada dos sonhos é um sucesso, mas que quando colocam o bebê em pé no ombro para arrotarem “HELLOOO MAMÃE ” o bebê acorda e aí vai embora a esperança de colocá-los no berço rapidinho. Como fazer o bebê arrotar, sem despertar?   

– Coloque o bebê sentado em seu colo de lado.

 

– Posicione sua mão nas bochechas do bebê, como se você o segurasse pelas bochechas(caso o bebê seja fã da chupeta, com essa mão você consegue segurá-la)

 

– Deite o corpinho do bebê para frente, apoiando-o em sua mão, de maneira que ele fique jogado para frente relaxado e apoiado.

  

Depois que arrotar coloque o bebê no berço e corram para a cama para dormir, Aproveite este tempo para descansar, não invista em televisão, nem livro, simplesmente deite no escuro e relaxe esperando seu sono chegar.

  

Durante uma semana a inserção dessa mamada dos sonhos, pode dar a sensação de que as coisas não vão funcionar, mas costumo falar para minhas pacientes de que os bebês demoram em média 3 a 4 dias para aprenderem tanto algo bom, quanto algo ruim.Então, tenham paciência e insistam que aos poucos você dormirá mais e mais e comemore também cada pequena vitória.

 

  

Beijos

 

Cacau Prado