Oi mamães e papais,

Tudo bem?

Uma pergunta muito frequente nessa época do ano é sobre o que fazer agora que ajustamos nossos relógios para  horário do verão.

 

 

Como acostumar as crianças com essa diferença de 1 hora?

Pode parecer coisa pequena, mas não é! Nós mesmos ficamos mais cansados, com sono e perdidos com a mudança , imagine os pequenos, que nem entendem o motivo desse ajuste? 

 

 

 

Quando falamos sobre mudança com  crianças ou bebês, sempre falo que as coisas devem ser progressivas, caso os pais tenham a disponibilidade claro.Com bebês principalmente, afinal qualquer mudança que possa gerar um desconforto nos pequenos, refletem muitas vezes na noite de uma família inteira.

 

Agora a grande pergunta:Como fazer a mudança de forma progressiva?

 

Simples, vocês deverão fazer o ajuste de horário de “cama” aos poucos, de 15 em 15 Minutos durante 4 noites, até chegarem no horário ideal.

 

Claro que quem quiser fazer de meia em meia hora esse ajuste, pode também, mas costumo perceber que pais que fazem a mudança de 15 em 15 minutos ficam menos cansados e os bebês se adaptam mais facilmente, porque algumas crianças já sentem esses 30 Minutos e os 15 minutos são mais gentis, vamos dizer assim. 

 

Por exemplo se seu filho sempre foi dormir ás 19hs(que na verdade para o relógio interno dele são 18hs) ele só sentirá sono ás 20hs(que de acordo com o relógio interno seriam 19hs).Então você precisa ir adaptando o organismo dele a se encaixar no novo horário.

 

Comece a colocá-los na cama ás 19:45 na primeira noite.

Na 2a noite ás 19:30.

Na 3a noite ás 19:25.

Na 4a noite ás 19:15.

E finalmente na 5a noite ás 19:00 horas.

 

Sei que pode soar muito trabalhoso, mas conheço bebês que ficam extremamente chorosos, irritadiços e bravos se essa mudança é feita de maneira brusca.Bem porque é como eu disse, não é o bebê que não está acostumado com esse novo horário e sim o organismo dele que está em outro ritmo.

  

 

Com crianças em fase escolar sempre peço aos pais que comecem essa readaptação 1 semana antes, para que eles não sofram tanto quando chegar a fatídica 1a segunda-feira do novo horário. 

E claro , existem famílias que preferem simplesmente antecipar o horário da cama em 1 hora e esperarem a adaptação do corpo de cada um, pode ser também, contanto que os pais estejam seguros e tranquilos com o método escolhido.

 

Acho importante lembrar de durante essa semana que:

 

✔️ Calma você está cansado, mas seu filho também está! Sejam pacientes e mais flexíveis.

 

✔️Fiquem atentos aos sinais de cansaço (coçar os olhos, bocejar e olhar fixamente para o nada ) e antecipem essa soneca, para que não lutem contra o soninho mais tarde

 

✔️Mantenham a rotina do sono e ritual do sono

 

✔️Tentem perto do horário de dormir(uma hora antes)diminuirem um pouco os estímulos como T.V , Videogames, IPad ou jogos eletrônicos.

 

✔️Reajustem também a rotina do dia para garantirem que não dormiram demais e nem de menos.

 

✔️Exponham seus filhos por pelo menos 15 ou 30 Minutos de Luz natural logo pela manhã, para ajudar o relóginho biológico deles a se adaptar ao novo horário mais rapidamente.

 

E curtam muito o verão que eu por aqui, sou fã de carteirinha! 

 

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

 

Beijos e até o próximo post

 

Cacau Prado